Notícias ACIC

Notícias, informações e conteúdo que esclarece e forma opinião.

02.02.2016 - História

ACIC comemora 75 anos e lança livro

ACIC comemora 75 anos e lança livro

A Associação Empresarial de Caçador (ACIC) comemora 75 anos de fundação em fevereiro. Para marcar o aniversário, será lançado este ano um livro sobre a história da entidade. De autoria da jornalista Mariana Piacentini, a obra entitulada: “Associação Empresarial de Caçador e os Pilares do Crescer”, traz o histórico da ACIC, biografia dos presidentes, ações realizadas em prol do desenvolvimento de Caçador e muito mais.

A jornalista destaca que a riqueza histórica da ACIC, motivou a escolha do tema para o desafio literário. E para chegar a este resultado foram necessárias horas a fio de pesquisa, entrevistas e buscas de detalhes que fazem, hoje, toda a diferença.

Mariana explica que a recuperação histórica - em formato biográfico - foi efetuada através do levantamento e compilamento de fatos marcantes, e da impressão de lembranças e sentimentos dos ex-presidentes da ACIC. Ou, através de relatos de familiares. “Além da leitura de atas da Associação, conversas com autoridades políticas, empresariais e lideranças comunitárias delinearam, por fim, esta grande obra”, salienta.

A comemoração dos 75 anos Associação contribuiu para transformar o projeto do livro em realidade. “É o reconhecimento por tamanha dedicação ao Município. Os protagonistas do livro, são pessoas que realizaram inúmeras ações através da ACIC e em prol do desenvolvimento de Caçador. E esta história de dedicação e de compromisso com o Município prossegue firme 75 anos mais tarde”, completa.

O presidente da ACIC, Henrique Basso destaca a importância de crescer, olhando com orgulho as conquistas marcadas na história da entidade, e que agora serão eternizadas no livro que será lançado. “Olhamos com orgulho nossa história e todos aqueles que doaram de seu tempo e de suas competências para que a ACIC se tornasse referência não só no âmbito empresarial, mas especialmente uma entidade preocupada e proativa com as questões sociais que envolvem nossa comunidade”, enfatiza.

História

No dia 2 de fevereiro de 1941, foi definido no Clube 7 de Setembro em Caçador, a criação de uma entidade fundamental para o desenvolvimento de Caçador. Esta reunião precedeu outras duas realizadas: uma no dia 2 de janeiro e a outra, no dia 19. O objetivo era fundar a Associação Comercial de Caçador. Um mês depois, a Associação Comercial de Caçador – que hoje é Associação Empresarial - (Acic) estava criada. A entidade foi se transformando, aos poucos, em referência, tanto para o município quanto para o Estado e país.

O primeiro presidente, Assis Matone, foi eleito no dia 2 de fevereiro. Como vice, José Kurtz assumiu, inclusive conduzindo a primeira sessão, na ausência do titular. Como 1º secretário, João Amâncio Costa e como 2º Ermenegildo Corbellini. Já o primeiro tesoureiro, Luiz Drissen Sobrinho e como 2º Miguel Gioppo. No Conselho Fiscal, ficaram João Palermo, José Adami e Waldemar Graeff. O empresário e jornalista Cid Gonzaga, trabalhou em prol da fundação da Associação, sendo inclusive, o responsável pela abertura do Livro Ata utilizada pela Acic até 1991 e considerado como o presidente de honra da Associação. O prefeito na época da fundação era Manoel Siqueira Bello.

A autora

Mariana Piacentini é jornalista formada pela UNIARP. Trabalhou como repórter, fotógrafa e editora em jornais, especiais e informativos impressos de Caçador, Calmon, Macieira, Lebon Régis, Videira e Rio do Sul. Desenvolveu projetos junto à assessoria de imprensa da Associação Empresarial de Caçador (ACIC); ao Desenvolvimento de Projeto de Divulgação do Centro de Diagnóstico Unimed; à Câmara Municipal de Caçador – inclusive como apresentadora do Informe Legislativo: Câmara nas Ondas do Rádio, na Caçanjurê AM e 92 FM; e atualmente presta serviços à Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Caçador (atualmente), além de trabalhos freelance. Trabalhou ainda nos periódicos: A Folha da Cidade; Jornal Informe Empresarial, Informe Diário dos Municípios; Tribuna Popular; A Gazeta, de Caçador; Revista Êxito, de Videira; e Jornal Folha, de Rio do Sul. É autora do livro Onélio Francisco Menta - Liderança Caçadorense, lançado em junho de 2015.