Notícias ACIC

Notícias, informações e conteúdo que esclarece e forma opinião.

08.03.2016 - Imposto de Renda 2016

ACIC e Núcleo de Contadores realizam ação para tirar dúvidas da população

A temporada de declaração do Imposto de Renda 2016 (ano-calendário 2015) começou dia 01  de fevereiro e com algumas mudanças. Profissionais da saúde e advogados, por exemplo, terão de especificar quanto receberam de cada cliente mês a mês. Já quem tem dependente ou alimentando, com idade a partir de 14 anos, terá de providenciar os respectivos CPFs – caso eles ainda não possuam. Sem esse documento, não será possível enviar a declaração ao Fisco.

Estas e outras mudanças, podem gerar mais trabalho e dúvidas para os contribuintes. Pensando nisso, a ACIC, através do Núcleo dos Contadores realiza neste sábado (12) no Largo Manoel Siqueira Bello uma ação tirar dúvidas sobre quem deve fazer e como fazer a declaração de imposto de renda. Este momento de interatividade com a população será realizado das 9h às 12 horas. “Não será feita a declaração em si. Mas estaremos com profissionais contadores explicando como se faz e o que deve ser declarado”, explica o contador Cicero André Roman Ross, coordenador do Núcleo.

O prazo para envio da declaração vai até 23h59min do dia 29 de abril. Os programas de preenchimento e transmissão já podem ser baixados pelo site: www.receita.fazenda.gov.br. Após a entrega, a orientação é que o contribuinte consulte periodicamente o centro virtual do Fisco, o chamado e-CAC. Assim saberá se o documento foi processado corretamente ou se há pendências.