Notícias ACIC

Notícias, informações e conteúdo que esclarece e forma opinião.

11.12.2018 - Infraestrutura

Aeroporto Regional de Caçador está pronto para receber voos comerciais

Aeroporto Regional  de Caçador está pronto para receber voos comerciais

Empresários e lideranças visitaram esta semana, o Aeroporto Regional Carlos Alberto da Costa Neves que recebeu grandes investimentos, em parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado, em infraestrutura. O terminal de passageiros está concluído, assim como o novo acesso.

Roberto Marton, secretário de governo da Prefeitura de Caçador, afirma que continuam as tratativas com a empresa Azul para implantar a linha área. “A parte de infraestrutura do Aeroporto está toda concluída. Está no plano de expansão da Azul operar em Caçador e agora é uma questão de cronograma da empresa aérea. Da nossa parte está tudo estruturado, procuramos fazer o melhor possível. Temos um dos melhores Aeroportos do pais e estamos prontos para operar. A Azul vir é questão de tempo. A partir de março deve acontecer uma vistoria da Azul para planejarmos o início da operação”, informa.

O Aeroporto Regional de Caçador com pista de 1,8 mil metros, não recebe voos comerciais de médio porte desde 2005. No entanto, a rotina do Aeroporto é uma das mais movimentadas. De acordo com Alan Liegel, gestor e controlador de voo Aeroporto de Caçador de outubro de 2017 a outubro deste ano foram realizados 2.100 voos.

Dentre estes voos, grande parte envolve a captação e transporte de órgãos para diversas cidades do País. “O procedimento é uma luta contra o tempo, para garantir que o órgão chegue saudável e possa ser transplantado. Por isso, o transporte aéreo é a melhor opção. O Aeroporto é um ponto de apoio importante para este serviço. Semana passada e esta semana, foram dois casos de transplantes de órgãos. Muitas pessoas acham que o Aeroporto é um custo para a cidade, mas não é. Sempre digo que este é o menor pedaço de asfalto que liga você a qualquer lugar do mundo”, salienta.

O industrial Gilberto Seleme, 1º vice-presidente da FIESC parabenizou a equipe da Prefeitura pelo trabalho realizado no Aeroporto. “Parabéns a equipe da Prefeitura que cumpriu todos os pré-requisitos para deixar o Aeroporto pronto, dentro dos padrões exigidos pela ANAC. Agora temos que continuar as tratativas para ter uma linha aérea em Caçador, isso vai potencializar o desenvolvimento de toda a nossa região. Temos aqui grandes empresas exportadoras e precisamos de estrutura para não perdermos em competitividade”, destaca.

Quando o Aeroporto do município começou a operar, em 1998, foram colocadas linhas comerciais para o Paraná, São Paulo e Rio Grande do Sul. Em 2010, o terminal de passageiros, foi demolido para construção de um novo.

A Associação Empresarial de Caçador (ACIC) criou uma comissão envolvendo outras entidades para buscar soluções e garantir o pleno funcionamento do Aeroporto.  "Fiquei surpreso com a estrutura do Aeroporto. Está tudo pronto, só falta agora a linha aérea e esperamos que isso se resolva. O aeroporto é fundamental para o desenvolvimento de Caçador e região. Estamos trabalhando para Caçador ter novamente o Aeroporto com plenas condições de ter voos regulares”, comenta Moacir José Salamoni, presidente da ACIC.