Notícias ACIC

Notícias, informações e conteúdo que esclarece e forma opinião.

09.05.2016 - Mobilização

Caçador terá Feirão do Imposto dia 21 de maio

A Alcateia Empreendedora, Núcleo Jovem da Associação Empresarial de Caçador (ACIC), realiza no dia 21 de maio, sábado, o Feirão do Imposto. A iniciativa tem como objetivo conscientizar e mobilizar a população no que se refere à alta carga tributária paga no país e o pouco retorno desses valores. Durante todo o dia, serão realizadas ações de conscientização em diversos estabelecimentos comerciais do Município.

            De acordo com as representantes da Alcateia Empreendedora, Giseli Spessatto e Fabiele Spessatto, essa ação é realizada há dez anos e teve início em Joinville. Em Caçador essa é a segunda vez que a mobilização será feita. “É uma maneira de chamar a atenção para a quantidade de tributos que o consumidor paga em cada produto adquirido. Estaremos no Supermercado Cereal da Salgado Filho demonstrando a incidência de imposto em diversos produtos. Além disso, faremos o recolhimento de assinaturas buscando pleitear a fomentação da nova legislação tributária e questionar o baixo retorno à população”, comenta Fabieli.

            Na mesma data, em parceria com o Núcleo de Bares e Restaurantes, serão realizadas vendas de produtos com o desconto do valor que é pago em impostos. “Os restaurantes Di Fratelli e Cantina Scolaro; os hotéis Le Canard e Kindermann e a Dona Benta, Zanzi Bar e o Maemuki estarão vendendo um produto sem o valor do imposto. A ideia é que o consumidor perceba que os valores cobrados dos impostos são elevados e a diferença de preço por causa da tributação”, explica Giseli.

            Ela destaca que é importante que as pessoas saibam que parte do valor pago vai para os cofres públicos. “É necessário que exista transparência no retorno do que pagamos. As pessoas precisam sentir no bolso o quanto o Governo leva de tudo que adquirimos. O intuito é que a sociedade se una em prol dessa causa, que consideramos extremamente válida”, acrescenta.

            Para o presidente da Alcateia Empreendedora, Douglas Vitto Gomes, a perspectiva é que a mobilização tenha um impacto grande na sociedade. “Esperamos que a população se conscientize e que tenhamos o apoio para darmos continuidade a esse trabalho”, completa.

            O intuito da Alcateia Empreendedora é, em breve, instalar o impostômetro, ferramenta que contabiliza os tributos arrecadados, na fachada da ACIC, para que a sociedade possa acompanhar os valores.

Texto e fotos: Juliana Gomes / Folha da Cidade