Notícias ACIC

Notícias, informações e conteúdo que esclarece e forma opinião.

07.06.2016 - Associativismo

Corretores caçadorenses se unem para conquistar maior credibilidade

O Corretor de Imóveis está entre uma das dez melhores profissões contemporâneas, porém a ascensão da profissão e a chegada de novos profissionais ao mercado requerem cuidados na hora de contratar o serviço.

Visando se diferenciar e salientar a credibilidade e o compromisso profissional, alguns corretores de imóveis formaram, em parceria com a Associação Empresarial de Caçador (Acic), o Núcleo Imobiliário de Caçador (NIC). “O objetivo maior de criarmos um núcleo é enfatizar a credibilidade dos corretores de imóveis e das imobiliárias participantes, juntamente com a credibilidade que a Acic tem”, destaca, Jorge Luiz Dalmedico, atual coordenador do Núcleo.

O NIC surgiu em julho de 2013, quando a Acic convidou os corretores para participarem de uma reunião e discutirem a possibilidade da criação do Núcleo. Como os corretores já tinham interesse em formar uma associação, as reuniões para a escolha da diretoria passaram a acontecer mensalmente. “Antigamente, nós já tínhamos uma Associação dos Corretores de Imóveis de Caçador (Acica), que não era vinculada à Acic e não vingou”, comenta Dalmedico.

Além de definirem a coordenação, em 2013 o grupo também criou o regimento interno para dar maior competência e legalidade ao próprio núcleo. Além disso, a primeira meta do núcleo era que os participantes, na época apenas quatro, trouxessem mais corretores para se nuclearem à Acic.

Atualmente, o NIC conta com cerca de 12 nucleados. O núcleo também teve papel importante na integração entre os profissionais da categoria. “Criamos algumas ações para melhorar o relacionamento entre os próprios nucleados e chamar mais corretores para o núcleo. Também queremos mostrar para a comunidade que estamos procurando uma integração entre os corretores para não haver concorrência desleal”, ressaltam.

Uma das ações mais significativas do núcleo até o momento foi estabelecer uma equiparação nos valores de honorários e avaliações feitas pelos nucleados. Essa equiparação não apenas fortalece os próprios corretores, mas também a população, que além de fazer um negócio seguro não corre o risco de ser extorquida por má fé do profissional ou do proprietário do imóvel.

Os proprietários salientam que, ao contrário do que se popularizou, o corretor de imóveis não ganha comissão, mas honorários. Isso quer dizer que não se pode aumentar o preço de um imóvel para retirar a comissão do corretor. O proprietário pagará os honorários do corretor sobre o valor do imóvel. “O corretor de imóveis tem responsabilidade civil e cobrar valor irreal de um imóvel é crime”, ressalta o corretor, Ramon Delano Schumann.

Seja para venda, doação, inventário ou recolhimento de impostos, o Núcleo Imobiliário de Caçador está preparado para fazer a avaliação de imóveis. “O corretor de imóvel credenciado ao Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci) está automaticamente habilitado para fazer a avaliação de imóveis e apresentar um laudo justo com a correta caracterização do imóvel por meio do método comparativo de mercado”, explicam.


Principais atividades

Assim como os outros núcleos, o NIC participa de uma série de atividades anualmente, que incluem reuniões, visitas e viagens com o objetivo de enriquecer o conhecimento dos profissionais e aprimorar os serviços prestados por eles.

Uma das ações realizadas pelo núcleo foi uma exposição dos imóveis das imobiliárias no hall da prefeitura. “O objetivo era divulgar os imóveis dos integrantes do núcleo e, principalmente, quem são os profissionais que fazem parte do NIC”, explicam.

Os nucleados também estiveram com um estande de divulgação dos imóveis na Semana do Empreendedorismo do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). No ano passado, eles receberam uma proposta de parceria com o Lages Garden Shopping, exclusivamente, para os corretores do núcleo.

Além disso, já tiveram palestras sobre diversos temas relacionados à profissão e ao mercado imobiliário.

No dia 27 de agosto, data em que se comemora o Dia do Corretor de Imóvel, bem como, no encerramento das atividades anuais, o núcleo também realiza uma confraternização com os nucleados.

Outra característica bastante forte do NIC é incentivar a participação de todos os membros. Tanto é que, anualmente, é feita a troca da coordenação, sem a possibilidade de reeleição. “Apesar de o núcleo ter uma diretoria, decidimos tudo em uma discussão conjunta para que todos tenham envolvimento e participação”, destacam.

Os associados ressaltam ainda que o Núcleo está com as portas abertas para novos nucleados. “Desejamos que cada vez mais corretores participem, pois o corretor que é associado vai ser orientado de forma correta, pois existem várias nuances em um procedimento de venda, o corretor não apenas vende o imóvel, ele agencia, intermedia e faz a negociação, por isso, ele precisa ter responsabilidade, ser muito correto e transparente”.


Filantropia

Além das atividades relacionadas ao ramo imobiliário, os corretores também participam e auxiliam em algumas ações sociais. “Já participamos de campanhas do agasalho, arrecadamos alimento para o Hospital Maicé, e nos colocamos à disposição para auxiliar no que estiver ao alcance do núcleo e dos participantes em contribuir”.


Integrantes:

Imóbiliária Zardo – Jorge Luiz Dalmédico

Imobiliária Bello- Daniel Schmoeller

Imobiliária Araucária – Victor A. Meira

Corretora de Imóveis Jaime Jung- Jaime Jung

Corretora de Imóveis Fávero- Geovani fávero

Gralha Azul imóveis- Sabrina de Lima T. Martins

Corretor de Imóveis- Altamir Antunes

Mari Corretora de Imóveis- Fernando Barcaro

Santa Fé Soluções em Imóveis- Ramon Delano Schumann

Imobiliária Contestado- Ocimar Carlos Pioli

Imóveis Prigol- Jonas Eduardo Velasquez


Texto e fotos: Jornal Extra- Caçador-SC