Notícias ACIC

Notícias, informações e conteúdo que esclarece e forma opinião.

04.10.2017 - Saúde

FIESC, através do SENAI, inicia implantação do Lean HealthCare Hospital Maicé

FIESC,  através do SENAI, inicia implantação do Lean HealthCare Hospital Maicé

Obtenção de materiais corretos, no local correto, na quantidade correta, minimizando o desperdício, sendo flexível e aberto a mudanças. Este é basicamente, o conceito Lean, que a partir de agora começa a ser aplicado no Hospital Maicé de Caçador. A iniciativa é inédita em Santa Catarina e será conduzida pelo SENAI. Entre os resultados esperados com o Lean está o aumento da satisfação dos pacientes.

A parceria para aplicação do Lean HealthCare Hospital Maicé foi oficializada nesta quarta-feira (04) entre a Vice-Presidência Regional da FIESC, através do SENAI e o Hospital Maicé, através do Conselho Consultivo e direção do Hospital.

Os detalhes da parceria foram apresentados para a imprensa pelo consultor do SENAI, Carlos Fernando Martins. Ele explica que o Lean Healthcare é inspirado nas práticas da manufatura enxuta, amplamente utilizada em Indústrias e aplica conceitos produtivos para a área da saúde. “O Lean Manufacturing ou Mentalidade Enxuta, ou também chamado Sistema Toyota de Produção está ganhando espaço em organizações hospitalares. É uma filosofia de gestão focada na redução dos sete tipos de desperdícios: superprodução, tempo de espera, transporte, excesso de processamento, inventário, movimento e defeitos. Eliminando esses desperdícios, a qualidade melhora e o tempo e custo de produção diminuem”, explica.

De acordo com Gilberto Seleme, vice-presidente Regional da FIESC, o envolvimento da classe empresarial e o histórico de ações em prol do Hospital Maicé foram determinantes para esta ação pioneira. “Entre as causas defendidas pela FIESC está também a saúde e a Diretoria da FIESC conhece a parceria que os empresários têm com o hospital de Caçador. O SENAI hoje é um complemento da indústria. Possui ferramentas de gestão para todas as áreas que a indústria precisa e, se é bom para a indústria, é bom para o hospital”, afirma. “Agradeço o Hospital por abrir as portas para o SENAI. Os ensinamentos aplicados aqui serão replicados em outras cidades, tenho certeza”, completa.

O diretor regional do SENAI, Rogério Mattos explica que o trabalho Lean Healthcare no Hospital Maicé será realizado em 12 meses, sem custo para o Hospital. “O lean pode reduzir muitos desperdícios na área, melhorar a qualidade nos atendimentos e ajudar a salvar vidas”, salienta.

Mattos elenca que entre os resultados esperados com o Lean estão: aumento da satisfação dos pacientes, redução de valores financeiros não faturados, início de mudança de cultura, substituindo o pensamento gerencial pelo pensamento por processos, formação de equipe de aprendizagem, discussão ampla e franca de problemas e outros tópicos delicados, concretização de metas e alinhamento aos objetivos do Hospital, integração com outros programas como os 5S, entre outros.

A diretora do Hospital Maicé, irmã Elizabeth Lima agradeceu a parceria da FIESC. “É mais um projeto que vem somar a toda esta mudança que o hospital vem tendo desde 2013, com a participação ativa da comunidade. Estamos avançando na questão estrutural e este projeto vai focar o atendimento, com participação de todos os funcionários do hospital. Vamos trabalhar com pessoas. Nossa equipe toda já está ansiosa para começar e estamos abertos para aprender. Temos que agradecer esta iniciativa pioneira e pedir que a sabedoria de divina possa nos conduzir neste projeto. Quem vai sair ganhando é a comunidade”, destaca.

/Galeria de Fotos