Notícias ACIC

Notícias, informações e conteúdo que esclarece e forma opinião.

13.09.2017 - Inclusão

Lançada a Rede de Inclusão de pessoas com deficiência em Caçador

Lançada a Rede de  Inclusão de pessoas com deficiência em Caçador

A Associação Empresarial de Caçador (ACIC), através do Núcleo de Recursos Humanos e a Federação da Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), através do Serviço Social da Indústria (SESI) realizaram nesta quarta-feira (13) o lançamento da Rede de Inclusão de pessoas com deficiência e reabilitados do INSS.

O evento foi realizado no SESI de Caçador e contou com a presença do secretário de Estado da Saúde de Santa Catarina Vicente Caropreso, prefeito Saulo Sperotto, presidente da ACIC Moacir José Salamoni, vice-presidente da FIESC para a Região Centro-Norte Gilberto Seleme, além de diversos empresários e gestores de Recursos Humanos de empresas, representantes de entidades, acadêmicos, professores e comunidade em geral.

A apresentação da Rede de Inclusão foi realizada pela vice coordenadora do Núcleo de Recursos Humanos da ACIC, Aline Coldebella e pelo diretor regional do SESI, Daniel Tenconi.

Na sequência, foi realizada palestra com o tema:“Sensibilização para a inclusão” com Carolina Ignarra da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento. Ela é autora dos livros: “Inclusão- Conceitos, histórias e talentos das pessoas com deficiência” e “Maria de Rodas- Delícias e desafios da maternidade de mulheres cadeirantes”.

União de todos os  setores

De acordo com Gilberto Seleme, vice-presidente Regional da FIESC, o principal ganho qualitativo da Rede está na promoção do diálogo interno e externo, oferecendo capacitações e atuando diretamente na formação das pessoas com deficiências. “O trabalho que está tendo sequência hoje com a Rede de Inclusão de Caçador é amplo e bastante complexo. Vai exigir a união e envolvimento de todos os setores da sociedade. O grande objetivo deste trabalho é criar em Caçador uma cultura inclusiva. Mas isso demanda planejamento estratégico e discussão com todos os setores”, afirma.

Seleme lembrou na ocasião que o SESI realizou em Caçador, em 2010, uma das primeiras ações visando a inclusão da pessoa com deficiência. Foi realizado um censo demográfico que traçou o perfil socioprofissional da pessoa com deficiência. “Em Caçador, o censo constatou que o baixo nível de escolaridade dificulta a inclusão dessas pessoas no mercado de trabalho. Resultados mostraram que 83% das pessoas não tinham escolaridade ou tinham somente o ensino fundamental incompleto”, relata.

O presidente da ACIC, Moacir Salamoni destacou que a pessoa com deficiência não necessita de medidas preferenciais, mas sim de remoção das barreiras que impedem a sua inserção no mercado de trabalho. “A ACIC é parceira da FIESC e da cidade de Caçador em mais esta iniciativa em prol do desenvolvimento regional”, afirmou.

Início da parceria

O núcleo de RH da ACIC é composto por várias empresas de diversos setores da cidade de Caçador. No final do ano de 2016 durante a elaboração do planejamento do ano de 2017 os participantes do núcleo inseriram como uma de suas propostas de trabalho a realização de algum projeto que tratasse do tema: portadores de deficiência com o intuito de contribuir com o desenvolvimento desse grupo de profissionais.

Em março de 2017 iniciou-se o movimento com a realização de uma mesa redonda nas dependências da ACIC entre empresas, instituições que atendem pessoas com deficiência, médicos do trabalho e FIESC/SESI. A partir desse primeiro encontro observou-se a necessidade e importância do desenvolvimento de um projeto maior. A FIESC, através do SESI se colocou à disposição para ingressar nesse projeto e assim teve início a parceria no projeto Rede de Inclusão de Caçador.

Ao longo de mais de uma década, a FIESC através do SESI vem atuando junto às indústrias em projetos de inclusão de pessoas com deficiência.