Notícias ACIC

Notícias, informações e conteúdo que esclarece e forma opinião.

02.07.2018 - Orientação

Parceiros da educação realizam ação em escola de Timbó Grande

Parceiros da educação realizam ação em escola de Timbó Grande

Apesar de boatos não serem, de forma alguma, um fenômeno recente, a dimensão de sua propagação proporcionada pelas redes sociais, geram grande preocupação. Diante disso, o combate às fake news entrou na agenda da ACIC, por meio do Núcleo de Comunicação, do Projeto UNIARP nas Escolas e do Movimento Santa Catarina pela Educação, liderado pela FIESC.

Dia 29 de junho, sete palestras foram realizadas na escola Machado de Assis de Timbó Grande-SC. Cerca de 350 alunos do ensino fundamental e médio foram impactados pelas palestras de conscientização sobre as fake news e também sobre o uso responsável da internet. As palestras foram ministradas pela jornalista Angela Cardoso e pelo cinegrafista Jade Berardi. “Ficamos felizes e gratos pela palestra sobre fake news, realizada na nossa escola. Nosso agradecimento pela parceria”, destacou a diretora Cleudenei Guedes dos Santos Varela.

A jornalista Angela Cardoso agradeceu a escola pela preocupação em conscientizar os alunos sobre o assunto. “As fake news ganham abrangência graças à pouca conscientização social, o que faz com que as pessoas compartilhem as notícias sem procurar fontes ou analisar a veracidade dos fatos. Também aproveitamos a ocasião para orientar os jovens sobre o uso responsável da internet e sobre a construção da sua imagem nas redes sociais. Hoje muitas oportunidades se conquistam ou se perdem com as informações jogadas na internet”, explicou.

Fake news (notícias falsas) consiste na circulação de informações não reais ou, de alguma forma, modificadas, com o propósito de enganar ou manipular pessoas e situações. O objetivo pode ser também o de chamar atenção com exageros e sensacionalismo, principalmente em mídias digitais, nas quais a grande quantidade de “cliques” ou “likes” gera lucro.