Notícias ACIC

Notícias, informações e conteúdo que esclarece e forma opinião.

30.06.2017 - Licenciamento ambiental

Presidente da Fatma fala sobre licenciamento ambiental para mais de 100 pessoas em Caçador

Presidente da Fatma fala sobre licenciamento ambiental para mais de 100 pessoas em Caçador

Presidente da Fatma fala sobre licenciamento ambiental para mais de 100 pessoas em Caçador

Empresários, autoridades, consultores ambientais e estudantes de diversas áreas lotaram o auditório da Associação Empresarial de Caçador (ACIC) nesta quinta-feira, 29. A platéia, formada por mais de 100 pessoas, debateu durante três horas, assuntos ligados ao licenciamento e a legislação ambiental com o presidente da Fundação do Meio Ambiente (Fatma), Alexandre Waltrick Rates. “Só se pensou em meio ambiente quando o homem percebeu que poderia acabar com ele mesmo. O que vai salvar a questão ambiental no Brasil não é a legislação, mas a conscientização de cada um”, declarou na palestra.

O evento foi aberto pelo presidente da ACIC Moacir José Salamoni que destacou a importância do tema e a aproximação da Fatma para esta discussão. “Temos em nosso município diversas atividades industriais e a rapidez nos processos é fundamental, até para não travar a economia local. Precisamos ter mais ações como esta, de discussões, de orientações para a busca de soluções de forma rápida e harmoniosa. Aproveito para agradecer a vinda do presidente da Fatma nesta ocasião e fica o convite para retornar. É sempre salutar a discussão em prol da busca conjunta de soluções”, afirma.

Waltrick é presidente da Fatma há três anos e atua na instituição há mais de uma década. Professor e doutorando em Direito, falou sobre a importância que o meio ambiente tem conquistado nas últimas décadas para a sociedade, sobre o projeto de licenciamento que tramita no Congresso Nacional e seu impacto para Santa Catarina, a modernização da Fatma para atender melhor os empreendedores e as dificuldades da instituição.

O presidente também respondeu aos questionamentos e as críticas feitas a Fatma. “A Fundação e os técnicos cumprem a legislação vigente. Temos uma gestão aberta para resolver os problemas, dentro da legalidade”, informou.

Também na platéia, o deputado Valdir Cobalchini destacou a importância do diálogo entre a direção da Fatma e os empreendedores. “Temos uma região que é muito sensível na questão ambiental, já que nossa economia está baseada no setor madeireiro e, esse diálogo e os esclarecimentos são importantes para sanar as dúvidas com relação a licenciamentos pendentes”, afirmou.

Também acompanharam a palestra, o diretor de Administração, André Adriano Dick, o gerente da Coordenadoria de Desenvolvimento Ambiental (Codam) da Fatma em Caçador, Dario Francio e o vice-presidente Regional da FIESC Gilberto Seleme, além de professores e acadêmicos do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da UNIARP.