De 31 de agosto a 3 de setembro, os nucleados do Núcleo de Gastronomia da Associação Empresarial de Caçador (ACIC), estiveram em Gramado, município do Rio Grande do Sul conhecido e prestigiado por seu potencial turístico e sua área gastronômica. Os caçadorenses tiveram a oportunidade de presenciar a abertura do 13º Festival Gastronômico de Gramado e de lá trazer muita informações e novas ideias para o setor.

De acordo com a coordenadora do Núcleo de Gastronomia da ACIC, Fernanda Scolaro, os objetivos foram conhecer a região e seu prestígio na área, os encantamentos que levam tantos turistas anualmente até esta cidade por seu potencial em gastronomia e também entender os custos de se manter bares, restaurantes, café e similares, em um local de alto padrão turístico.

“Conversamos com proprietários de estabelecimentos para saber como as coisas funcionam, como passaram pela pandemia já que trata-se de uma cidade que vive muito em função do turismo. E também participamos da abertura do 13º Festival Gastronômico de Gramado, talvez este nosso principal objetivo da viagem, podendo vivenciar todo o processo de organização, e trazer ideias para Caçador, onde já realizamos quatro festivais e tivemos também que dar uma parada devido a pandemia. Temos a vontade de ano que vem já retomarmos o festival gastronômico em um formato diferente para movimentar Caçador”, destaca Fernanda.

Os nucleados disseram ter sido uma viagem muito proveitosa, de onde vieram novas ideias que podem ser aplicadas nos mais diversos ramos da gastronomia caçadorense.

“Felizmente a cidade de Gramado já está bem aquecida no que diz respeito ao setor gastronômico e esperamos aproveitar ao máximo tudo que pudemos experimentar, observar, e conversar com os empresários gaúchos sobre nossa área de atuação. Aprendemos muito. As viagens oportunizadas pelo Núcleo de Gastronomia sem dúvida nos proporcionam aprendizados e nos fazem poder enxergar com outros olhos todas as novidades existentes e também as potencialidades que temos em Caçador para implementar tudo isso”, define a coordenadora do Núcleo.