O presidente da Associação Empresarial de Caçador (ACIC), dr Jovelci Domingos Gomes, fala sobre as ações desenvolvidas no primeiro semestre de 2022 com o retorno das atividades diante da pandemia da Covid-19 controlada, assim como lembra de fatos de 2021 em seu primeiro ano deste novo mandato.
Dr. Jovelci já foi presidente da ACIC em outros anos, mas afirma que ao assumir ano passado pegou pela frente um grande desafio, já que o mundo estava em meio a uma pandemia, que trouxe prejuízos e tristeza para muitas pessoas.
“Assumimos a Associação Empresarial em meio a um fogo cruzado em 2021. Mas tivemos êxito por parte da diretoria, quando buscamos um denominador comum para auxiliarmos no combate a pandemia da Covid. E para isso criamos a TeleMedicina, que sem dúvida contribui salvando mais de 500 caçadorenses de possíveis internações, sendo tudo comandado pelos médicos associados dr Claudio Araldi e dr Alaor Lebelein. Essa ação me deixou muito envaidecido, pois foi uma decisão acertada”, lembra.
Ao mesmo tempo em que todos lutavam contra o coronavírus, Caçador passou por uma situação delicada, o apagão de 96 horas em decorrência da queda de torres de energia em Campos Novos, que alimentam o município. Empresas pararam, reduziram produção, microempresários fecharam as portas, alimentos faltavam, entre outros transtornos.
“Novamente neste episódio a ACIC teve papel fundamental. Junto com a classe empresarial convidamos a presidência da Celesc para vir a Caçador prestar esclarecimentos sobre o ocorrido e o que seria feito para que nossos cidadãos não passassem por isso novamente. As soluções foram buscadas e felizmente estão sendo colocadas em prática”, comenta.
O presidente da ACIC também falou do fortalecimento da comunicação em Caçador, com a chegada da NDTV, afiliada da Record TV. “A chegada de um canal de televisão colocou nosso município no cenário nacional, e tenho a certeza de que em nada atrapalhou o trabalho da nossa brilhante já existente imprensa caçadorense. A NDTV veio para agregar junto a todos”, destaca.
A virada de ano
Já em 2022, com a vacinação em massa desencadeada contra a Covid-19, as ações da Associação Empresarial voltaram com força. Dr. Jovelci Gomes destaca as incansáveis atividades dos núcleos, Apicultores; Contadores; Gestão pela Excelência; Gastronomia; Imobiliário; Recursos Humanos; Mulher Empreendedora e Jovem Empreendedor.
“Os núcleos são peças fundamentais para que o empreendedorismo possa aflorar em Caçador, incentivando e ensinando os associados os caminhos para empreender e os conceitos do associativismo. Temos muito orgulho de todos os núcleos e a diretoria da ACIC sempre oferece o suporte necessário para as ações”, enfatiza.
O presidente da ACIC ainda destaca como ações principais nestes primeiros seis meses de 2022, a parceria com a Unimed para ofertar plano de saúde aos associados da Associação Empresarial, que agora possuem uma gama de profissionais médicos a disposição. Também a chegada do Banco da Família que está se instalando no prédio da ACIC, assim como os investimentos que estão sendo feitos para uma nova roupagem do Sebrae, que também fica nas dependência da Associação. A criação da Comissão Jurídica da ACIC que presta de forma gratuita consultoria aos pequenos empresários associados, muitas vezes salvando estes empreendedores de despesas com atendimentos jurídicos e dando o encaminhamento necessário para cada caso.
Nas questões financeiras, dr Jovelci deu notoriedade a equalização realizada pela diretoria no que diz respeito as mensalidades dos associados da ACIC. A atual gestão observou que existiam 49 diferentes tipos de mensalidades, que foram transformadas em apenas 5 modelos, utilizando critérios claros, como número de funcionários. Com isso foi atribuído um valor de mensalidade para as grandes empresas e a partir deste patamar vai decrescendo até chegar nas microempresas.
Por fim, e não menos importante, destaque para a criação do MBA em Comércio Exterior na Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (Uniarp), sendo uma sugestão dada pelo presidente da ACIC para a reitoria, que prontamente aceitou o desafio. Para Jovelci Gomes, esta especialização vai alavancar a economia caçadorense nos próximos anos, já que está preparando pessoas para atuar com o comércio exterior, agregando valor aos produtos caçadorenses.
“Vejo a Associação Empresarial de Caçador como uma das melhores do Brasil, pelo seu estilo de trabalho, condução das ações e comprometimento da diretoria, colaboradores e associados. O desenvolvimento do município passa pela ACIC, que coordena o PIB da cidade, que não possui partido político e sua política é o trabalho. Aqui nós buscamos influenciar as pessoas para o bem, para o sucesso”, encerra dr Jovelci Domingos Gomes.