A campanha Agosto Laranja, mês de Conscientização e prevenção às Deficiências, foi celebrada de maneira muito especial pelo Núcleo de Recursos Humanos da ACIC e pela Rede de Inclusão. Dia 24 de agosto, mais de 600 pessoas prestigiaram a palestra de Daniele Amaral, no Teatro da UNIARP e saíram impactadas pelo seu carisma e pelas grandes lições de vida. “As maiores barreiras que o ser humano precisa romper são suas crenças que geram medo e dúvidas”, afirmou a palestrante.
Após perder os dois braços em um acidente com uma máquina agrícola aos 4 anos, a palestrante Daniele Amaral, de Arapuã, no Paraná, conhecida também como Dani, enfrentou diversas batalhas e se reinventou. Daniele é Bacharel em Ciências Contábeis, Youtuber, palestrante e especialista em Antifragilidade.
Com o passar dos anos, ela foi aprendendo a fazer atividades do dia a dia, como se maquiar, cuidar de casa, dirigir, voar de asa delta e até escalar montanhas. “Conforme fui crescendo, a vontade de ficar independente foi aumentando também. Por isso, fui aprendendo a fazer as atividades do dia a dia com os pés, algo que também fiz durante minha infância”, explica.
Para uma plateia atenta e emocionada, Dani enfatizou que é importante dar oportunidade para a pessoa com deficiência. E deixou lições de grande valia. “Aceitação não é conformismo. Você precisa parar de acreditar nos rótulos que carrega. E você não é a opinião dos outros. Não se limite. Não deixe a crítica te limitar. Vá atrás dos seus sonhos”, completa.
O ingresso para a palestra foi a doação de um quilo de alimento. As doações serão entregues para a APAE de Caçador.
Agradecimentos
O Núcleo de RH e a Rede de Inclusão agradecem a equipe organizadora do evento: Ana Cristina, Carina, Mariza, Ivanor e todos os nucleados. Também agradecem de forma especial a Uniarp que cedeu o Teatro para a realização do evento, ACIC, Prefeitura de Caçador, empresas e entidades.
Ao final da palestra, Dani recebeu um presente entregue pela coordenadora do curso de serviço social da UNIARP, professora Dra. Fatima Noely da Silva, pelo diretor de núcleos da ACIC Junithi Ueda e pela coordenadora do núcleo de Rh Marcia Bosio.
Ações do Agosto Laranja prosseguem
Outra ação de destaque será realizada dia 25 de agosto, em parceria com a APAE. Será uma Vivência da Prevenção, atividade que irá proporcionar aos nucleados da ACIC uma vivência de situações enfrentadas por pessoas portadora de deficiências.
Para marcar o Agosto Laranja, outdoors foram instalados na cidade com mensagens que visam promover e conscientizar o tratamento igualitário entre os indivíduos, levando em conta as diferenças entre eles.