Membros do Núcleo de RH da Associação Empresarial de Caçador (ACIC) tiveram uma experiência diferente na tarde de quinta-feira (25) ao aceitar o convite da direção da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), para vivenciar na prática as dificuldades enfrentadas pelas pessoas com deficiência em seu dia a dia.
Os nucleados foram separados em grupos e submetidos a experiências envolvendo deficiência física, com mobilidade reduzida, além de deficiências sensoriais, como perda de audição e visão. Eles percorreram ambientes da APAE, sentindo na pele o que é ser uma pessoa com deficiência e os desafios enfrentados diariamente.
Antes mesmo das experiências, todos foram recebidos com música e puderam conhecer a estrutura da APAE de Caçador, com uma visita guiada pelos educadores especiais, apresentando as atividades, as ações junto aos alunos e toda a gama de serviços ofertados.
Ao final, educadores e nucleados se reuniram para compartilhar o que sentiram neste dia diferenciado, e todos foram unânimes em falar sobre a experiência de perder visão, audição ou mobilidade, com sentimentos como medo, insegurança, apreensão, esforço físico e mental, entre outros, analisando assim o quão difícil e desafiadora é a vida das pessoas que possuem algum tipo de deficiência.
Os nucleados parabenizaram os educadores especiais da APAE por todo o trabalho desenvolvido junto aos alunos, e que este momento serve de reflexão para observar a vida e tudo que ela oportuniza ao ser humano que possui plena saúde, sem contar que os olhares serão ainda mais atentos às necessidades das pessoas.
O Núcleo de RH da ACIC também realizou uma doação de alimentos para a APAE de Caçador, proveniente da palestra de Dani Amaral na Uniarp. A doação foi muito bem recebida pela diretoria, já que a instituição vive da elaboração de projetos para angariar recursos, assim como de doações.
Os nucleados também aproveitam para agradecer a diretoria da ACIC pelas oportunidades que o Núcleo de RH proporcionada com sua existência, ofertando experiências como esta da quinta-feira, que nunca mais será esquecida.