Em busca de melhorias para a saúde dos catarinenses, os representantes empresariais do Sistema Facisc reuniram-se nesta terça-feira (09/05) com a secretária de estado da saúde, Carmen Zanotto. No encontro, os empresários expuseram para a deputada e secretária estadual as demandas de saúde apontadas pelo setor empresarial como prioridades no documento Voz Única. “A saúde é um direito fundamental do ser humano e por isso nós empresários também nos preocupamos e queremos contribuir. Esperamos que as ações que vêm sendo realizadas se multipliquem e se consolidem”, destacou o presidente da Facisc, Sérgio Rodrigues Alves.
O evento teve a presença do diretor superintendente do Hospital Maicé, Sérgio Schmitz Júnior, que apresentou as demandas do Hospital de Caçador. Em um depoimento emocionante, Sérgio elencou as dificuldades enfrentadas e destacou o esforço diário de toda a equipe para salvar vidas. O Hospital Maicé busca a verba necessária para a reforma de 60 leitos.
Entre as demandas estaduais foi ressaltada a atualização da Tabela SUS, solicitando o apoio do Governo do Estado para a aprovação da PL 468/2018, que estabelece que os valores para a remuneração de serviços prestados ao SUS deverão ser revistos anualmente, de modo a cobrir os custos e assegurar a qualidade dos procedimentos. Os empresários propõem a inclusão de um percentual de reajustes que sejam condizentes com os valores praticados pelo mercado.
Também foi solicitada a assistência aos Hospitais de Pequeno Porte instalados no Estado, que atendem média complexidade, para que esses atendimentos não sobrecarreguem os hospitais de referência nas regiões.
Outra solicitação dos empresários foi o aumento no número de profissionais da saúde, especialmente de médicos especialistas para atender as unidades de saúde nos municípios, diminuindo assim, o fluxo diário de pacientes que se deslocam para receber atendimento nos grandes centros urbanos.
A deputada compartilhou com os empresários um resumo das condições estruturais dos hospitais e as melhorias que tem realizado em prol da saúde pública dos catarinenses.
Segundo a secretária, são prioridades a redução das filas de espera para cirurgias eletivas, consultas e exames; assegurar o atendimento prioritário aos pacientes com câncer, reduzir o tempo de espera e a distância geográfica para o atendimento do paciente e aumentar a resolutividade dos serviços prestados.
A secretária também relatou as ações que vêm sendo realizadas para combater o avanço da dengue.