Fazendo parte das ações pelo Mês dos Núcleos da Associação Empresarial de Caçador (Acic), o Núcleo de Comércio Exterior em parceira com o Banco do Brasil, Facisc e Sebrae, promoveu um encontro para falar do atual cenário econômico mundial, brasileiro e regional.

Os palestrantes foram Carlos Eduardo Magnabosco, gerente de Relacionamento e Negócios Internacionais, que falou sobre “Soluções de crédito e serviços para negócios internacionais” e Vinícius Vizzotto Zanchi, economista na área de assessoramento econômico do Banco do Brasil, que por meio de videoconferência apresentou “O cenário econômico para 2024/2025 para o mundo, Brasil e Santa Catarina”.

A coordenadora do Núcleo de Comércio Exterior, Mônica Dotta Corrêa, disse ter sido uma noite de muito aprendizado, com temas importantes não apenas a nível de comércio exterior, mas também de economia global, nacional e estadual, e que a constante variação do dólar vem afetando a estratégia e a previsibilidade dos negócios que dependem do mercado exterior.

Vinicius Vizzotto Zanchi conseguiu de uma forma clara mostrar os cenários mundiais que mais estão impactando na flutuação do dólar, assim como esclareceu sobre as taxas de juros bem como as consequências destes fatores e as previsões econômicas para o ano de 2025.

Já Carlos Eduardo Magnabosco apresentou ao público as soluções que o banco pode oferecer para quem já trabalha com comércio exterior, bem como para quem tem interesse em começar a trabalhar. São várias opções de crédito tanto para exportação como para importação, assim como serviços de consultoria e capacitação para as empresas.

“O Núcleo de Comércio Exterior fica com o sentimento de dever cumprido ao trazer estes importantes assuntos exatamente em um momento turbulento da economia para os negócios internacionais. Queremos agradecer aos profissionais do Banco do Brasil pela disponibilidade, assim como aos nossos nucleados e a diretoria da ACIC pelo suporte em nossas ações”, define Mônica.