Dia 21 de outubro, José Carlos Tombini, presidente da Associação Empresarial de Caçador (ACIC) e Junith Ueda, vice-Presidente do Comércio e presidente do Instituto de Inovação e Empreendedorismo de Caçador, estiveram em Florianópolis, a convite do Governo do Estado, participando do lançamento do programa SC Mais Inovação. Mais caçadorenses também estiveram no evento, como Sérgio Schmitz Junior, diretor superintendente do Hospital Maice, Fabrício Trindade da Silva da empresa Temasa, Marco Aurélio da empresa Frameport e a professora Geneia Lucas dos Santos.
No evento, foram apresentadas as informações do programa e despertado nos presentes, a motivação para buscar recursos para a inovação no município de Caçador em diferentes áreas, através no Inova Contestado.
O programa SC Mais Inovação pretende, até 2026, fazer com o que o setor alcance uma fatia de 10% do PIB catarinense – hoje o índice é de 7,5% – e gere mais 30 mil vagas na área, que já emprega atualmente 86 mil pessoas.
A iniciativa, coordenada pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI), vai ainda implantar até 2026 nove Centros de Inovação, que se somarão aos 15 já existentes. Para 2025, já estão previstos pelo Estado R$ 24 milhões em investimentos, 20% a mais do que neste ano.
Para ampliar ainda mais a articulação entre atores envolvidos como Estado, iniciativa privada, universidades e sociedade civil, o programa prevê a disponibilização de 21 agentes de inovação em todas as microrregiões do estado, aproximando as demandas locais da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI). Esses agentes desempenharão um papel essencial ao identificar necessidades regionais e promover soluções inovadoras, conectando o potencial de cada área com as políticas de inovação do estado.