Os membros da Associação Caçadorense de Apicultores (ACAP), que também compõe o Núcleo de Apicultores da ACIC/Caçador, participaram no dia 27 de novembro de um curso sobre Meliponicultura, promovido pela Epagri juntamente com o Departamento Regional da CIDASC.

O curso teve como objetivo apresentar diferentes espécies de abelhas, a biologia das abelhas sem ferrão, aprimorar técnicas de manejo e possibilitar às pessoas interessadas na criação a iniciarem a atividade seja como forma de lazer ou como fonte de renda.

Foram dois momentos distintos, iniciando com teoria e posteriormente a prática no meliponário da Epagri.

O curso iniciou com a participação do gestor regional da CIDASC, médico veterinário Luís Felipe Sperry Bratti, que apresentou a atividade Companhia dando ênfase ao Programa de Sanidade Apícola, a importância do cadastro dos apicultores e meliponicultores junto ao órgão, trânsito de colmeias, e legislações vigentes relacionadas ao tema.

Em seguida houve a participação do extensionista da Epagri, Maurício Prates dos Santos, que falou sobre as políticas públicas do Governo do Estado para o incentivo da meliponicultura.

O engenheiro agrônomo pesquisador da Epagri, Dr. André Amarildo Sezerino, finalizou as atividades ministrando a parte técnica do curso, com informações referentes a captura de enxames, cuidados e manejo das abelhas sem ferrão.

O presidente da ACAP, Casemiro Pontes, enfatiza a importância do encontro e agradece a proximidade da EPAGRI e da CIDASC junto aos apicultores e produtores rurais da região, pois esses cursos são um momento de grande aprendizado e troca de experiências entre os participantes.