A Câmara de Vereadores de Caçador aprovou por unanimidade em duas votações o Projeto de Lei encaminhado pelo Executivo por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, com indicação da Associação Empresarial de Caçador (ACIC), para que se regularize a transmissão do sinal 5G no perímetro urbano de Caçador.

De acordo com Daniel Sabadin, coordenador do projeto pela ACIC, o 5G pela Anatel somente seria instalado em 2029 em Caçador. Com a aprovação do Projeto de Lei, a ideia da Associação Empresarial é falar com as operadoras (Oi, Vivo, Tim e Claro) e trazer o sinal já no próximo ano, fazendo assim com que Caçador seja a primeira cidade com menos de 100 mil habitantes a ter a tecnologia 5G.

“Com a regulamentação do sinal sairemos na frente no que diz respeito a tecnologia 5G em dois principais pontos. Primeiro, todas as empresas de Caçador poderão utilizar a tecnologia 5G ganhando em produtividade e saindo na frente de outras regiões do Brasil e mundo; Em segundo isso irá atrair empresas de tecnologia para o município, pois como seremos a primeira cidade com menos de 100 mil habitantes a ter a tecnologia, empresas poderão se instalar em Caçador e fazer testes, pois é muito mais fácil testar em uma pequena localidade do que em grandes centros como São Paulo, Rio de Janeiro, ou até mesmo Florianópolis. Empresas de Drones, carros autônomos, aplicativos poderão fazer testes aqui e depois aplicar em grandes cidades. Com isso, teremos também o aumento da oferta de emprego e renda para nossa cidade, e ainda a possibilidade de transformar Caçador em um polo tecnológico”, explica Daniel.

A Câmara

O presidente da Câmara, Moacir D’Agostini, destacou que durante o seu mandato como prefeito em exercício teve a satisfação de encaminhar o projeto à Câmara, e agora, como presidente do Legislativo, participar da apreciação da matéria. 

Ressaltou o papel da ACIC neste processo, frisando que o objetivo de todos é que Caçador se desenvolva cada vez mais.

Objetivo é acelerar o processo de instalação

O assessor jurídico da ACIC, Luciano Dalponte, representando o presidente da entidade, dr. Jovelci Gomes, ressalta que a aprovação do Projeto de Lei é importante para a regulamentação, mas que o sinal 5G não será instalado de imediato, pois são necessárias adequações das concessionárias de internet.

“Agora, o presidente da ACIC e o responsável pelo projeto pela entidade, irão coordenar as conversas com as operadores de internet, para que instalem o sinal 5G o mais rápido possível em Caçador, pois o município está preparado para receber o sinal conforme a aprovação do Projeto de Lei”, comenta.

Benefícios para o interior

O presidente da ACIC, dr. Jovelci Gomes, acrescenta que outro benefício trazido pela futura instalação do 5G em Caçador, será a rede de internet para o interior, onde muitas comunidades, principalmente estudantes e produtores rurais, ainda sofrem com a falta de sinal de internet para estudarem em home office e até mesmo tirar a nota fiscal eletrônica de produtor rural.

“Para que uma concessionária de internet possa instalar o sinal 5G em um perímetro urbano, é preciso obrigatoriamente que esteja sendo ofertada a cobertura total do território do município com o sinal 4G, ou seja, assim que Caçador tiver o 5G na cidade, as comunidades do interior também terão o 4G, melhorando a condição para todos em relação a tecnologia em suas casas e negócios no interior, entre outros tantos benefícios que está tecnologia traz como bem falou Daniel Sabadin. Esta iniciativa da ACIC é pensada para o futuro de Caçador, para o crescimento da área tecnológica e desde já agradecemos a parceria da Prefeitura e da Câmara, para que o Projeto de Lei fosse desenvolvido e aprovado para a regulamentação do sinal”, conclui.