A Associação Empresarial de Caçador (ACIC), por meio do presidente dr. Jovelci Gomes, realizou nesta segunda-feira (05) uma reunião extraordinária, tendo a participação da diretoria, empresários, imprensa, Prefeitura, Secretaria de Saúde e Câmara de Vereadores. A reunião foi motivada pela situação da região, com o aumento assustador dos casos de Covid-19.

O Hospital Maicé e os profissionais da área da saúde relatam uma mudança no perfil dos pacientes. Em geral, estão chegando pessoas mais jovens, entre 30 e 50 anos, mais graves e que demandam mais tempo de terapia intensiva. A situação é crítica em Caçador e em toda a região.

Na reunião foram apresentadas as ações em desenvolvimento, realizadas pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. Também foi discutida a situação no Hospital Maicé, que está enfrentando grandes dificuldades para salvar vidas. Existe muita dificuldade para comprar medicamentos e insumos para o tratamento dos pacientes, pela falta, além do aumento considerável dos valores dos produtos em plena pandemia.

Outra situação agravante é a falta de profissionais para os atendimentos. As equipes estão trabalhando no limite. Além da Covid-19, outras situações continuam chegando até o hospital, como vítimas de acidentes, doentes crônicos, entre outros.

Na reunião foram discutidas e aprovadas medidas como:

– Aumento na execução de testes rápidos de Covid, envolvendo todas as empresas da cidade;

– Maior esclarecimento da população para todos ficarem atentos aos sintomas, logo no início, para uma ação preventiva;

– Apelo por maior conscientização da população, para evitar o contágio;

– Maior fiscalização para evitar aglomerações;

– É urgente a necessidade das pessoas respeitarem as medidas de proteção;

– Intensificação da vacinação contra a Covid-19;

– Serviço de telemedicina, parceria entre Secretaria de Saúde e empresas, para monitorar os casos entre os colaboradores;

O presidente da ACIC, dr. Jovelci Gomes agradeceu a presença de todos na discussão e reafirmou o compromisso da entidade em ajudar as empresas e a nossa comunidade, sendo um aliado do poder público em encontrar soluções. “Sempre é muito bem-vinda a participação de todos os segmentos da sociedade durante esta crise. O contexto que estamos vivendo é quase um estado de guerra. Precisamos buscar mais conscientização da população. Estamos vendo as pessoas morrerem, as empresas estão sendo impactadas, nossos trabalhadores nas empresas estão ficando doentes, e tudo isso é muito preocupante. Precisamos discutir ações preventivas em conjunto e trabalhar juntos. Precisamos adotar medidas para aliviar a situação no Hospital, aqui e na região”, comenta.

“Nossa preocupação é com a saúde dos caçadorenses e estamos, há mais de um ano fazendo os mais diversos investimentos e tomando as medidas necessárias para combater a pandemia. Agora, na questão do tratamento precoce, queremos deixar claro que a diretoria técnica da Secretaria de Saúde já criou este protocolo e que os médicos de Caçador podem prescrever, sendo uma opção de cada profissional, de acordo com o paciente, pois são eles os técnicos na área. Da nossa parte, já adquirimos os medicamentos e continuaremos investindo o que for necessário”, completou o prefeito Saulo Sperotto.