A noite de terça-feira (22) em Caçador marcou o lançamento da Associação Civil denominada “Instituto de Inovação e Empreendedorismo de Caçador (I2EC)”. Presença ilustre do idealizador do projeto e criador do Concreation Lab, caçadorense erradicado em Florianópolis, Luiz Salomão Ribas Gomez, que iniciou o encontro falando de sua juventude em Caçador até ir estudar na capital do Estado. Fez um resumo da expansão da empresa e disse que a criação do Instituto para gerir o Inova Contestado é a busca por fomentar a inovação em Caçador.
“Ser inovador é ser oportunista, oportunista no bom sentido, e tivemos esta oportunidade em Caçador, uma cidade empreendedora e o quesito inovação está muito atrelado ao empreendedorismo. Temos agora ao nosso lado o poder público, a sociedade e o empresariado. Agradeço a todos os presentes, pois contribuíram muito para a criação do Instituto de Inovação”, declarou Salomão, que também ajudou a escrever a Lei de Inovação de Caçador, sendo um dos pouco municípios brasileiros a possui tal documento.
Na presidência do Instituto de Inovação e Empreendedorismo de Caçador, ficou o empresário e vice-presidente da Indústria na ACIC, José Carlos Tombini. “Quando retornei para a Associação Empresarial após algum tempo, sempre busquei motivar a aproximação dos núcleos e fomentar a inovação. O Inova Contestado chegou junto com este mesmo propósito e agora estamos todos juntos para dar continuidade a este trabalho e que posteriormente os jovens encampem e deem sequencia. Caçador está em crescimento exponencial e precisamos acompanhar”, declarou José Carlos.
O prefeito Saulo Sperotto reforçou esta característica empreendedora de Caçador e disse que o Instituto de Inovação criado agora tocará os projetos neste sentido, para que as ações possam ser contínuas. “É preciso ter planejamento, foco e ação. Tenho certeza que isto será um “up” para a atual geração empreendedora e para as próximas também. Queremos sempre o desenvolvimento e temos agora um instrumento para realizar tudo isso e nossa região avançar ainda mais”.
O professor Salomão salienta que o momento em Caçador é único. “Com a criação da Lei e do Conselho Municipal de Inovação aprovados, a força das instituições de ensino e o apoio do empresariado como por exemplo ACIC e FIESC, estava na hora da sociedade civil fazer parte da quádrupla hélice da inovação. Agora o ecossistema já está pronto pra dar o primeiro passo com as pessoas da cidade fazendo a gestão dos ambientes de inovação. O I2EC busca estar conduzindo, se for escolhido para isso, da melhor forma as ações de inovação e empreendedorismo de Caçador”.
Diretoria eleita para o Instituto de Inovação e Empreendedorismo de Caçador (I2EC)
Presidente: José Carlos Tombini
Vice Presidente: Jovelci Domingos Gomes
Primeiro Secretário: Eduardo Tombini
Segundo Secretário: Luciane Aparecida Galvão
Primeiro Tesoureiro: Nereu Baú
Segundo Tesoureiro: Jussara Castanheiro
Conselheiro fiscal: Daniel Tenconi
Conselheiro fiscal: Taylor de Lima Maciel
Conselheiro fiscal: Everton Seleme
Conselheiro de Administração, Consultivo e Técnico: Luiz Salomão Ribas Gomez
Conselheiro de Administração, Consultivo e Técnico: Leandro Hupalo
Conselheiro de Administração, Consultivo e Técnico: Willian Douglas Gomes