Fazendo parte dos eventos comemorativos pela Semana da Indústria, o auditório da ACIC em Caçador recebeu na manhã desta quarta-feira (24) uma palestra com o tema “Inteligência de dados para acelerar suas vendas”, ministrada pela gerente executiva do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Eliza Coral. O evento é uma promoção da FIESC com a parceria de núcleos da Associação Empresarial, sendo Gestão pela Excelência, Recursos Humanos e Mulher Empreendedora.
O auditório recebeu empresários, CEOs, coordenadores e gerentes comerciais de empresas de todos os portes. A abertura foi feita pelo diretor de Núcleos, Bruno Tesser, desejando uma ótima palestra a todos os presentes, para enriquecer o conhecimento de cada um e transformar isso em ações positivas dentro das empresas.
O gerente executivo do Sesi, Senai e IEL para a região Centro Norte da FIESC, Daniel Tenconi, ressaltou que este é um dos vários eventos promovidos para celebrar a Semana da Indústria. “Preparamos uma série de eventos nas principais cidades da região. E falar sobre a inteligência de dados para a tomada de decisões é sempre muito interessante para todos que estão presentes, assim como é bom celebrar essa data já que a indústria é muito importante para o nosso desenvolvimento”.
A palestrante Eliza Coral ressalta que é uma tendência mundial as empresas utilizarem a inteligência de dados para tomar decisões. De acordo com ela, até 2026 mais de 65% das empresas que atuam na venda para outras empresas, irão utilizar dados para definir suas estratégias de negócios.
“Pensando nisso, trazemos informações de como o Observatório FIESC pode apoiar as empresas neste desafio, pois são muitas informações que chegam todos os dias e é preciso saber coletar e tratar esses dados, definindo modelos para que os empresários e gestores possam melhorar a assertividade de suas decisões. A maioria das empresas ainda estão iniciando o que chamamos de cultura orientada a dados e, assim como a qualidade era peça chave nos anos 80 e a inovação nos anos 90, agora inicia-se uma nova onda de decisões por dados. Isso já está acontecendo, não é coisa para o futuro, então as empresas precisam se preparar, se capacitar para interpretar os dados”, explicou Eliza.