O jovem empreendedor rural, Leonardo Colett, do Núcleo de Jovens Empreendedores da ACIC – Alcateia Empreendedora usou a palavra livre na sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Caçador na terça-feira (9), para falar sobre a importância do empreendedorismo jovem rural”, em virtude da Semana Nacional do Empreendedorismo, que se realiza entre os dias 07 e 13 do mês corrente.

Leonardo é acadêmico do curso de Agronomia da Uniarp em sua sétima fase, sendo filho de agricultores, neto de pecuarista e já também atuando como empresário no ramo de agropecuária. Para ele, incentivar os jovens que investem na produção rural é fundamental, seja no gado leiteiro, no cultivo de hortaliças, criação de gado, entre outros.

O membro do Núcleo Jovem da ACIC destacou que o Governo do Estado possui um incentivo de R$ 15 mil para cada jovem empreendedor rural que consiga fazer um curso de 200 horas, mas que na nossa região somente é ofertado em Videira por meio do Cetrevi. O argumento é que Caçador não possui uma estrutura física para a oferta do curso.

“Isso seria importante para os jovens que atuam no ramo rural em Caçador, pois realizando o curso e captando estes recursos poderá investir em suas propriedades”, destaca.

Leonardo também ressaltou que está atento aos investimentos solicitados pelos vereadores para o fortalecimento da internet no campo, pois acha que as propriedades rurais devem ser vistas como empresas, que também sofreram com o apagão da semana passada, sem internet, o que fez perderem contato com fornecedores e clientes.

“A falta de energia prejudicou bastante os negócios rurais e também a ausência de internet já fez com que colegas meus trancasse a faculdade durante o período de pandemia pois não conseguiam acompanhar as aulas online. A Epagri também fez um amplo planejamento de cursos e aulas para jovens empreendedores do campo e demais agricultores, porém também não conseguiram atingir o público esperado pelo mesmo problema”, enfatiza o jovem.

Por fim, Leonardo Colett falou sobre a importância do trabalhador rural e que torcem por novos incentivos.  “O jovem empreendedor do campo tem sua força, sempre buscando novas tecnologias e atualmente com um grande percentual de arrecadação fiscal em nosso município. Precisamos fazer com que nossos produtos tenham maior valor agregado e contamos com o apoio de todos para isso. Obrigado em nome da ACIC e da Alcateia Empreendedora que é nosso Núcleo Jovem”.