O Núcleo de Meio Ambiente da ACIC realizou dia 05 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente quatro palestras na escola Municipal de Educação Básica Tabajara, beneficiando cerca de 430 estudantes, de 06 a 15 anos. Nas quatro palestras a ênfase foi motivar as crianças para a proteção ambiental e despertar nelas o interesse em participar de ações com este objetivo. Ao final das palestras da manhã e da tarde foram realizados sorteios de brindes.

A primeira palestra teve como tema: “Monitoramento da fauna terrestre e aquática” e foi ministrada pelos biólogos da empresa Arbórea Estudos Ambientais: Lidiorlan Bortolaz e Hiasmini Tomazeli. Eles apresentaram para as crianças o trabalho de monitoramento da fauna silvestre e da ictiofauna, o levantamento dos seres vivos do Rio do Peixe na área de abrangência de uma hidrelétrica. Falaram dos animais, mamíferos, anfíbios, répteis, aves e peixes da região da Usina existente bem próxima à Escola. Mostraram fotos dos animais, dos instrumentos e armadilhas que usam neste trabalho para capturar e manusear os animais. Alguns destes equipamentos foram levados à palestra para a apresentação, como redes de várias dimensões para a captura de peixes.

A segunda palestra falou sobre o lixo plástico e os animais silvestres e foi ministrada pelo biólogo Anderson Copini, presidente da Ong de Defesa da Natureza Gato do Mato. Na palestra, ele mostrou fotos e filmes de animais silvestres e explicou sobre o perigo que o lixo de plásticos representa para a vida dos animais e peixes. Ressaltou a importância do descarte correto do lixo. Anderson apresentou manchetes da imprensa sobre problemas com o lixo plástico nos oceanos que chegam a produzir “rochas de plástico”. Também convidou os alunos a fazer a diferença para o Meio Ambiente, em suas atitudes, na conversa em casa com a família e, se juntando a organizações como a Ong Gato do Mato, entre outras de proteção e defesa da Natureza.

A terceira palestra abordou o tema: “Ciência cidadã na Observação de Aves” e foi ministrada pelo fotógrafo e administrador Edison Porto. Na palestra, ele apresentou aos alunos o que é a ciência cidadã da Observação de Aves, praticada no mundo todo com o nome em inglês de “Bird Watching”. Mostrou fotos de diversas aves e dos observadores de aves em ação, alguns com roupa camuflada e câmeras fotográficas com grandes teleobjetivas, às vezes no meio do mato, outras vezes isolados num canto à espreita de ouvir um canto ou fazer algum avistamento. Mostrou também um filme de um gavião carcará na área urbana de Caçador, já que são bastante frequentes nas áreas próximas da cidade.

A quarta e última palestra falou sobre os cuidados de uma empresa com o meio ambiente. A palestra foi ministrada pela engenheira Florestal Bianca Canello que trabalha para a Juliana Florestal Ltda. Ela explicou que o cuidado com a natureza deve partir de todos, inclusive das empresas. Com foco nisso, a Juliana Florestal Ltda. executa diversas ações para mitigar os possíveis danos que podem ser causados pelas suas operações florestais.

Em sua fala, Bianca elucidou as atividades feitas pela empresa em relação à flora, fauna, solo e água, bem como da importância de cada uma.  Ao tratar da fauna, fez o uso de imagens e vídeos feitos nos projetos florestais da empresa, sendo a parte preferida da criançada, que se divertiu olhando os animais e suas características diversas. A apresentação das pegadas dos animais captadas em gesso, também chamou atenção dos alunos.