O prefeito de Caçador, Alencar Mendes, sancionou na quinta-feira (15), na presença dos vereadores e representantes de entidades, a Lei Complementar que estabelece normas e procedimentos que regulamentam a transmissão do sinal 5G em Caçador. Na mesa de autoridades além do prefeito estiveram o presidente da ACIC, dr. Jovelci Gomes; presidente da Câmara, Moacir D’Agostini; o presidente da CDL, Hemerson Pegoraro e o presidente da Ampe, Neimar Zapalai.

A lei foi aprovada, por unanimidade, em segunda votação, na sessão ordinária da Câmara Municipal, no dia 6 de setembro. O projeto foi desenvolvido pela ACIC, e enviado à Câmara, que remeteu ao Executivo para que se tornasse projeto de lei e pudesse ser sancionado após aprovação.

“Caçador é um dos primeiros municípios de Santa Catarina que tem a lei sancionada, oportunizando condições para que as prestadoras do serviço possam instalar os equipamentos que fazem a distribuição do sinal 5G no município, gerando desenvolvimento econômico, social e tecnológico em nossa cidade. São iniciativas importantes, que contribuem para alcançarmos a Caçador dos nossos sonhos”, afirma o prefeito Alencar Mendes.

Durante o ato, o presidente da Câmara Municipal, Moacir D’Agostini, ressaltou a importância do sinal 5G para Caçador. “Esta união de esforços, encabeçada pela ACIC e com o total apoio dos poderes executivo e legislativo, faz com que Caçador saia na frente, em relação aos demais municípios. A chegada do 5G significa transformação, seja nas indústrias, na agricultura, na educação ou em qualquer outra área. Estamos felizes de participar deste momento e contribuir para o desenvolvimento econômico e social do nosso município, através da inserção das novas tecnologias”, enfatizou Moacir.

Com isto, a disponibilização do sinal 5G pelas operadoras, é fomentada, pela existência de um regramento claro aplicado ao setor.

A ACIC

O presidente da Associação Empresarial de Caçador, dr. Jovelci Gomes, declarou que essa é uma grande conquista para o nosso município, que irá atrair empresas de tecnologia para Caçador, aumentando a oferta de emprego e renda e melhorando também a internet da nossa cidade e interior. “Quem ganha com a sanção desta lei é a comunidade, a saúde, o comércio, as empresas, e demais segmentos. O projeto começou dentro da ACIC e foi abraçado pela Câmara de Vereadores e Prefeitura, e por isso agradecemos este apoio que é fundamental para o desenvolvimento de Caçador.”, disse o presidente da ACIC.

A CDL

Para Hemerson Pegoraro, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), o projeto 5G será um salto de 100% no que diz respeito a velocidade da internet e tecnologia para Caçador, auxiliando todo o sistema de telefonia e atingindo positivamente também a medicina, que poderá com o tempo promover até mesmo cirurgias com coordenação a distância, auxiliando a salvar vidas. “Quero parabenizar todos os envolvidos nesta conquista”.

A AMPE

Pela Associação das Micro e Pequenas Empresas (AMPE), o presidente Neimar Zapallei disse que a sanção da Lei demonstra a força das entidades caçadorense contando com a parceria do Poder Público. “É a largada para o crescimento de Caçador, em sua economia e tantos outros setores, proporcionando sempre mais qualidade de vida para os cidadãos. Este projeto faz com que Caçador saia na frente de muitos outros municípios brasileiro, e a AMPE está de portas abertas para auxiliar no que for preciso”.